A segunda proposta de Design de Comunicação
Visual consistiu na realização de uma composição visual, uma infografia,
recorrendo apenas a elementos topográficos, baseada numa notícia. Para esta
proposta, escolhemos a notícia “Ferguson é uma cidade onde os polícias não
cumprem a lei”, encontrada no site do jornal O Público. Esta notícia é
referente ao caso Ferguson, no qual Michael Brown, um jovem negro de 18 anos,
foi morto a tiro por Darren Wilson, um agente da polícia local. O jovem estava
desarmado e o caso chamou à atenção para outros semelhantes que têm vindo a
acontecer nos Estados Unidos da América. O tema da notícia interessou-nos
bastante, até porque imediatamente começámos a ter ideias para o trabalho,
baseadas nas discussões sobre a violência e racismo da força policial
americana.
Para ilustrar esta notícia e os casos de
racismo que estão relacionados com a mesma, decidimos ilustrar um revólver – a
arma do crime – e o perfil de uma cabeça baleada, que representa as vítimas, homens
negros mortos pela polícia americana por pura discriminação.
O revólver foi feito em letra Georgia e a
silhueta em letra Gill Sans (Ultra Bold). A escolha das letras recaiu na
intenção de retratar o revólver de forma mais rígida e autoritária, com uma
letra de aspeto mais “formal” e linear. A cabeça, por outro lado, foi feita com
uma letra mais informal, descontraída e arredondada, para demonstrar a
juventude da vítima, e a escolha do Ultra Bold foi feita para dar mais impacto
à figura, o impacto equivalente ao da morte de Michael Brown. Para além disso,
uma letra com forma mais redonda adapta-se melhor à forma da cabeça.
O revólver é quase tão grande como a cabeça
para demonstrar o domínio da polícia sobre as vítimas, que no entanto nunca
desaparecem da memória das pessoas revoltadas (por isso continua a ser maior do
que a arma).
Toda a composição foi feita a preto, à
exceção das letras correspondentes às zonas feridas da cabeça – o “D”
manipulado de forma a assemelhar-se ao côncavo criado pela entrada de uma bala
e as letras que “saltam” da parte de trás da cabeça, criando mais impacto e
movimento, todas em cor vermelha para parecer o sangue derramado da jovem
vítima. Esta parte da composição pretende chamar a atenção e provocar emoção em
quem a vê, tendo sido tirada inspiração de notícias sensacionalistas.
Podem ser identificados vários elementos e
técnicas nesta composição – a assimetria entre a rigidez da arma e a
jovialidade e impacto da cabeça; o destaque das letras a vermelho; o movimento
das letras que saltam na parte de trás da cabeça, entre outros.
A tipografia permite-nos comunicar uma
mensagem de forma criativa e eficaz – neste caso, a mensagem de uma notícia de
500 palavras passou a ser comunicada através de uma infografia topográfica,
algo mais apelativo e criativo. Segundo
Ellen Lupton, a tipografia é um dos desafios mais recorrentes e básicos de um
designer – “The organization of letters in a blank page – or screen – is the
designer’s most basic challenge. What kind of font to use? How big? How
should those letters be aligned, spaced, ordered, shaped and otherwise
manipulated?”
A tipografia é essencial para a comunicação,
e fazer este trabalho permitiu-me ter uma noção do desafio que representa. Cada
detalhe é importante numa composição tipográfica, desde o tipo de letra ao seu
posicionamento – “designers approach text as a continuous field whose grain,
color, density and silhouette can be endlessly adjusted” (Ellen Lupton).
Concluindo, com este trabalho consegui perceber a importância da tipografia,
seja na comunicação da mensagem de uma notícia, com um objetivo meramente
informativo, até à difusão de ideais e a chamada de atenção para problemas
sociais, como o caso Ferguson.
“Typography
is a tool for doing things with: shaping content, giving language a physical
body, enabling the social flow of messages. Typography is an ongoing tradition
that connects you with other designers, past and future. Type is with you
everywhere you go – the street, the mall, the Web, your apartment.” (Ellen Lupton)
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